Enciclopédia do Sono do bebé: o fim das noites difíceis!

ZZZZzzzzz… Antes de mais, bem-vindo a bordo da enciclopédia do Sono do bebé.

Aqui falamos num tom monocórdico em homenagem a todos os papás e mamãs que devem horas de sono à cama. Então, este artigo, tem como único propósito devolver uma noite feliz a todos os pais e ajudá-los a não furar o chão de tantas voltas que dão ao quarto para adormecer o bebé. É o teu caso?

Eu sei como é…quando pensas que ele já adormeceu e podes pousá-lo no berço: ZÁS! “Mamã, estou mais acordado que nunca e pronto para uma festa!”.

Não vale a pena entrares em stress, vou ensinar-te tudo aquilo que precisas de saber para te tornares uma encantadora de bebés na hora de dormir e teres o teu sono de bela adormecida reparador e tão importante para ganhares energia!

Em primeiro lugar, é preciso perceberes como é que funciona o sono! Então, quando te deitas na cama e fechas os olhos, o que é que acontece?

O nosso sono é dividido em duas fases: o SONO REM (Rapid Eye Movements / Movimento rápido dos olhos) e o SONO NÃO REM.

Dentro do SONO REM, existem quatros estágios.

Quando adormeces, entras nos estágios do SONO NÃO REM. No estágio 1, é a etapa do adormecimento, onde o teu corpo começa por ficar mais relaxado e a respiração fica mais leve. Depois no estágio 2, o cérebro desconecta-se de estímulos externos e a respiração e a temperatura corporal continuam a diminuir. Chega o estágio 3 e já começas a entrar num sono profundo, com pouca atividade cerebral. Por fim, no estágio 4, é quando o corpo recarrega as energias e o organismo executa o processo de reparação de células e órgãos.

Mas após, este quarto estágio, que dura cerca de uma hora e meia, em média, o teu cérebro começa a despertar, como se já fosse demasiado tempo para ele dormir. Incrível, não é? Nem nos apercebemos que isto acontece. Aqui é quando sais do sono profundo e entras no estado REM, onde há um movimento rápido dos olhos. Sim, é nesta fase que a tua mente vagueia e começa a sonhar, também te mexes mais e até podes acordar para ir à casa de banho.

Depois, este ciclo volta a repetir-se, o que quer dizer que ao contrário do que muita gente pensa, não temos um sono profundo a noite toda. Em média, um adulto tem 6 horas de sono profundo e 2 horas em estado REM. E nos bebés, será que é igual? Vamos ver isso agora!

No momento de embalo, aquilo que já deves ter reparado, é que os olhos do bebé começam a fechar, as pálpebras tremem e a respiração não tem sempre o mesmo ritmo. Até parece que ele está a sugar qualquer coisa muitas vezes ou há um tímido sorriso, como se já estivesse a sonhar.

Aí pensas “já está ferrado, vou pousá-lo!”. Na maior parte das vezes, ele acorda!

A razão é porque ele ainda estava no sono leve, onde um novo estímulo é capaz de acordá-lo. Tenta fazer o mesmo, mas demora mais tempo para que ele consiga entrar num sono mais profundo. Vais reparar que ele está mais relaxado, a respiração é mais calma e regular, os punhos fechados abrem-se e os braços e as pernas ficam suspensos. Aqui sim, experimenta colocá-lo com calma e vais ver que ele não vai acordar! Quando começas a estar atenta a estes sinais, torna-se mais fácil!

Depois, não podes simplesmente colocá-lo a dormir e esperar que o faça sozinho, como os nenucos.

Com alguns bebés, é mais fácil caírem no sono sozinhos, mas a maior parte e nos primeiros anos de vida, vai precisar da tua ajuda. Ao contrário de nós, eles começam por entrar num sono leve e só depois é que entram no sono profundo. Com o tempo, ele pode ultrapassar o estágio de sono de leve mais rápido, mas por enquanto está a aprender, espera que ele entre no sono profundo, antes de o mudares de um sítio para o outro.

Queres saber como o ciclo do sono do teu bebé funciona? Observa! Depois de o adormeceres, vais reparar, após uma hora, que ele se começa a encolher, contorce-se um pouco, as suas pálpebras mexem-se, a respiração começa a acelerar e os seus músculos contraem-se. Ele está novamente no sono leve e aqui pode acordar por vários estímulos, desde um barulho ou uma necessidade, como fome.

Se ele não acordar, ele volta novamente para o sono profundo, o que deve durar, em média, 10 minutos. Nos adultos, a passagem de sono leve para profundo e depois de volta ao sono leve dura em, em média, 90 minutos. No bebé, este ciclo é mais curto, durando entre 50 a 60 minutos.

#DICADAEP (EP é Enfermeira Paula, só para não te deixar confusa/o): Quando o bebé entra no ciclo de sono leve, experimenta colocar a mão nas costas dele e cantar algo para o embalar, ou então podes simplesmente permanecer ao lado dele. A tua presença é muito mais tranquilizante do que possas pensar!

Agora, vira a cabeça! Porque vais ver as coisas de outra perspetiva.

Eu sei que é muito desgastante não conseguir ter uma noite de sono seguida, mas imagina que o bebé não acordava durante a noite. Sendo que ele não consegue falar, como é que saberias que ele estava bem? Imagina que ele tinha muita fome, mas estava num estado de sono tão profundo que não acordava. Ele não acordaria e isso podia colocar a saúde dele em causa. Percebes o que eu quero dizer? Ou mesmo com o nariz entupido, ele acorda e começa a chorar para te “comunicar” que algo não está bem. Por isso, encara o “acordar” dele durante a noite como uma forma benéfica, como uma forma de ele sobreviver!

Há vários estudos que indicam que o bebé é mais inteligente que nós, adultos, a dormir, uma vez que o sono leve ajuda o cérebro a expandir-se e a desenvolver-se. É como se o cérebro fosse uma casa e durante o sono leve, o bebé está a construí-lo, colocando tijolo a tijolo. Por isso, pensando bem, um sono leve é ótimo para o desenvolvimento do cérebro. Há mesmo quem acredite que é nesta fase que os bebés processam informações e selecionam aquilo que é bom e mau para eles.

#DICADAEP: O cérebro dos bebés cresce até cerca de 70% do volume adulto durante os primeiros 2 anos de vida. Por isso, pensa duas vezes antes de dizeres que é mau o teu bebé acordar muitas vezes.

Pronto, chegamos à parte em que dizes: “Enfermeira Paula isso é tudo muito bonito, mas quando é que eles começam a adormecer sozinhos?”…Então, isto é um processo, por isso inspira o máximo de calma que conseguires e vai dar certo. Nos primeiros 3 meses, é normal que eles acordem várias vezes por dia, mas entre os 3 a 6 meses, a maioria dos bebés começa a estabilizar e até podem dormir 5 horas seguidas!

 No entanto, após este tempo, ainda é normal que o bebé acorde. Afinal, é uma MONTANHA RUSSA DE COISAS NOVAS e ele está a processar tudo! Até tu quando tens um problema, tens dificuldade em adormecer, não é? Ficas a remoer no assunto, muitas vezes! Então, o bebé é igual.

Só quero que tenhas sempre isto na tua mente: a culpa do bebé não dormir não é tua e não é o número de horas que ele dorme que determina se és melhor ou pior pai ou mãe!

Bons sonhos ZZZZZzzzzzz

#DICADAEP: Queres saber ainda mais coisas sobre bebés para que possas ter uma maternidade tranquila? Fala comigo!

O que levar para a maternidade